Imagem capa - Preparativos para o ensaio fotográfico: por onde começar? por Larissa Souza
Pais e mãesDicas para ensaios

Preparativos para o ensaio fotográfico: por onde começar?


     Para ver esse ensaio de família, clique aqui



Fechou ou quer fechar um ensaio fotográfico, mas não sabe absolutamente nada sobre como é ser fotografado? Tem dúvida sobre roupas, acessórios, local... Calma! Eu te ajudo!


É muito como termos muitas dúvidas sobre o ensaio fotográfico. O ensaio, seja ele família, casal, infantil, feminino ou gestante, requer alguns preparativos necessários para que você tenha a foto que deseja do jeitinho que você deseja. É por conta das dúvidas de muitos clientes que chegam até a mim que eu decidi montar uma pequena listinha de coisas importantes que devem ser levadas em conta antes de você fazer o seu ensaio. Segue abaixo:


1 - Como e o que é o ensaio? 

O ensaio é um registro fotográfico em sequências, que conta uma história. Existe ensaio de famílias, casais, gestantes, feminino, masculino, infantil, etc.

2 - Como eu escolho o local?
 


Você deve escolher o local pensando se aquele lugar tem alguma coisa a ver com a sua história ou com a história que você quer contar no ensaio. Pense que você está investindo em fotografias que você vai guardar pro resto da sua vida, isso é muito especial, é a sua memória. Após decidir o local, é importante conversar com o fotógrafo pra saber se é possível fotografar no local e se o espaço precisa de algum tipo de licença para registros fotográficos.

3 - Qual tempo de duração?

Cada fotógrafo tem um jeito de trabalhar. Eu fotografo por no mínimo 1h (uma hora) e no máximo 3h (três horas). Não gosto de estender o ensaio por mais do que três horas porque os clientes ficam cansados. Acredite: ser modelo não é fácil! É cansativo demais! Eu sempre aviso previamente.


4 - Qual o melhor horário para o ensaio? 
           
O melhor horário é no início da manhã (entre 6h até 10h) ou no fim da tarde (a partir das 15h até às 18). Dependemos da luz do sol mais amena para fotografar, por isso, prefiro sempre os horários extremos do dia. 
5 - Levo roupas ou você leva?

O cliente sempre leva. Peço sempre para os clientes serem eles mesmos e para combinarem a roupa entre si. Se um cônjuge vai de vermelho o outro vai de azul, se um vai de verde o outro vai de uma cor que combine... E assim vai!  Não precisa de superprodução, sejam sempre vocês na hora do ensaio. 


No caso de crianças, peço que os pais levem roupas leves e que não incomodem a criança.

No caso de homens, poder ser calça, bermuda.... você decide! 

5 - Quantas roupas são necessárias?

No maaaáximo três peças, mas o ideal mesmo é que sejam apenas duas, senão perdemos muito tempo na troca de roupas e o ensaio não fica muito produtivo.


6 - Qual tipo de calçado eu devo usar?

Depende do ambiente, mas sempre o mais confortável possível pra você. Lembre sempre que você pode correr, andar, e ficar de pé por algum tempo, então é importante que seja confortável. Se o ambiente for praia, pode ser rasteirinha ou descalço; Se for verde, pode ser sapatilha, tênis, rasteirinha... Você decide. 

Para homens, tênis é uma ótima opção.


7 - E cabelo? E maquiagem?

Tudo por conta de vocês. Me responsabilizo só pela fotografia. Como costumo fotografar em ambientes claros, peço somente para que não seja uma maquiagem muito carregada. 


8 - Ai, mas tem um item que tem muito a ver com o ensaio e quero muito levar, posso?

Claro que pode! Me avise ou avise ao seu fotógrafo o que você quer levar e tá tudo certo! :)


9 - E se chover? E se acontecer algum imprevisto sério?

Remarcamos, claro! Somos todos humanos e eu entendo que imprevistos sérios podem acontecer. Eu não remarco ensaios se for por motivos simples, mas em geral eu sou bem maleável com isso, fique tranquilo(a)!


10 - Não acho que fico bom/boa em fotos, será que devo mesmo fazer?

Converse com o fotógrafo e deixe sempre evidente o que não te agrada em você. Depois disso, confie! Fotógrafos sabem o melhor jeito de fotografar as pessoas! Estudamos muito para isso!

Extra: Coisas que ninguém pensa em levar pro ensaio e que são super importantes.

- Afeto, alegria e amor (importantíssímos, não pode faltar!)

- Água (não espere ter barraquinhas ou lojas, às vezes não tem!)

- Biscoito (caso dê fome)

- Toalhinha (caso esteja muito quente e você queria secar o suor do rosto.)

- Dinheiro extra pra emergências (vai que você precisa...)

- Celular (sempre bom pra caso preciso atender alguma ligação)

- Canga ou tecido para forrar no chão


Espero que você tenha gostado deste post! 

Quer fazer um ensaio? Clique abaixo e escreva pra mim!

Clique aqui para contato



Me Siga nas redes sociais pra ficar por dentro de todo o conteúdo semanal:

Instagram

Pinterest

Facebook